Ex-alunos da Casa da Ciência são aprovados nos principais vestibulares do país

O trabalho da Casa da Ciência continua apresentando ótimos resultados. Três ex-alunas foram aprovadas na última edição da Fuvest e um ex-aluno foi aprovado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As novas estudantes da USP são: Heloá Leonel que vai cursar Direito na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), Bárbara Benati aprovada em Biologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e Sthefani Stoianov que vai estudar Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba.

Já o ex-aluno Victor Becher foi aprovado em Medicina na UFMG e está na lista de espera da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Segundo a estudante Bárbara Benati, a Casa da Ciência foi determinante para a escolha da carreira em Biologia. “O jeito como os pesquisadores, professores e colaboradores transmitiam o conhecimento, com tanta paixão e entusiasmo, me fez perceber que estudar é algo maravilhoso. Buscar conhecimento não precisa ser chato, como muitos acham, é na verdade muito divertido. Sem falar que estar cercada por tantos biólogos me fez amar cada vez mais a carreira”, disse a futura bióloga.

Os agora universitários frequentaram as atividades da Casa entre 2010 e 2012, quando cursavam o Ensino Fundamental e Médio em escolas de Ribeirão Preto e Dumont.

Histórico

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto teve início em 2001, com a criação do Centro de Terapia Celular da USP – integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

O projeto une pesquisadores e pós-graduandos à alunos do ensino básico de Ribeirão e região. Os jovens estudantes participam todas as quintas-feiras de palestras sobre diversos temas de pesquisas e de grupos de iniciação científica.

Em 2015, mais de cem pesquisadores passaram pelos principais programas da Casa e atenderam a cento e setenta alunos de vinte e cinco escolas. Só no Adote um Cientista foram trinta e três pesquisadores-palestrantes, em vinte e dois encontros.

Unindo colaboradores qualificados e a longa experiência na área educacional da professora Dra. Marisa Ramos Barbieri, o projeto conquistou parceiros constantes, não só da Universidade de São Paulo (campus de Ribeirão Preto) como de outras unidades e instituições.

IMG_3196  IMG_4473