Casa da Ciência desenvolve atividades na FeSBE Jovem 2019

A Casa da Ciência participou da FeSBE Jovem, evento que integrou a XXXIV Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, realizado de 9 a 13/09 em Campos do Jordão – SP.

No dia 11, a colaboradora Bárbara Benati apresentou para o público as ações relacionadas aos programas Adote um Cientista e Pequeno Cientista, realizados as quintas-feiras no Hemocentro de Ribeirão Preto.

Também foi proposta uma atividade que focava a diversidade de artrópodes através do ensino por investigação. Participaram da prática trinta alunos do ensino médio e três professores da “Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio”, da Fiocruz – RJ.

Os estudantes receberam animais, os identificaram nos grandes grupos de artrópodes e analisaram isso em um contexto, em que eles eram profissionais fazendo um levantamento de fauna em uma das regiões afetadas pelas queimadas na Amazônia.

Os participantes escreveram qual foi a perda de diversidade, baseado em dados anteriores e nos animais que eles “coletaram”, e inferiram possíveis estratégias de remediação do local.

Durante as reuniões, a FeSBE sempre oferece um espaço voltado aos estudantes, onde acontecem palestras com cientistas e apresentação de painéis.

Neste ano, a proposta foi abordar a temática Meio Ambiente e Saúde, destacando a importância da preservação da biodiversidade.

Para mais informações acesse o site: http://www.fesbe.org.br.