Casa da Ciência publica artigo na Revista Cultura e Extensão USP

“A educação em saúde na comunidade com as tecnologias de informação e comunicação: projeto Pequeno Cientista”, é o título do artigo publicado pela equipe da Casa da Ciência no suplemento do volume 17 da Revista Cultura e Extensão USP.

Para ler a publicação completa basta clicar no link: https://goo.gl/SZYXpW.

O trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um projeto de investigação sobre protagonismo adolescente na promoção da saúde, com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

A publicação faz uma abordagem qualitativa e descritiva das atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem em encontros semanais. Como resultado, os adolescentes, com o apoio dos orientadores e dos recursos explorados no Moodle Extensão da USP, construíram questões sobre promoção de saúde e prevenção de doenças, a saúde antes e depois do Sistema Único de Saúde (SUS), protagonismo e participação do adolescente na saúde esboçando um serious games para plataforma Android.

O trabalho constata que o uso das TICs como material de educação em saúde pode auxiliar os adolescentes a se tornarem na escola, em casa, e nos demais ambientes, agentes multiplicadores de transformação social e promotores de saúde.

O grupo de autores é formado pela professora Marisa Ramos Barbieri, coordenadora da Casa da Ciência, pelos pesquisadores Samára dos Santos Sampaio, Larissa Guerra Nammur e Juan Stuardo Yazlle Rocha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), e Caique Jhones de Oliveira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

A Revista Cultura e Extensão USP foi criada com o objetivo de ampliar a divulgação das atividades de cultura e extensão existentes no âmbito da USP, além de apresentar as interfaces que essas atividades desenvolvem com o ensino e a pesquisa.

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto é parte educacional do Centro de Terapia Celular (CTC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Células-Tronco e Terapia Celular no Câncer.

Conheça mais atividades da instituição no site www.casadaciencia.com.br.