Preparem-se! A 3ª edição do festival Pint of Science está chegando a Ribeirão Preto

Você tem curiosidade em entender como funciona a teoria da relatividade, mergulhar no mundo da sociedade da informação e da inteligência artificial ou então descobrir como são resolvidos os mistérios pela Ciências Forenses? Estes e outros temas instigantes serão debatidos durante o Pint of Science em Ribeirão Preto, o festival internacional de divulgação científica que acontecerá em quatro bares, nos dias 15, 16 e 17 de maio.

A proposta do evento é levar os cientistas para falar diretamente com o público em um ambiente descontraído. Em 2016, sete municípios brasileiros participaram do festival. Este ano, a iniciativa vai chegar a 22 cidades do país.Pint of Science RP

Durante as três noites do evento, o público poderá participar de 12 debates que acontecerão, a partir das 19h30, simultaneamente nas cervejarias Lund, Invicta, Cervejarium e Galeria. O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos estabelecimentos em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que os interessados cheguem antes para garantir lugar.

Confira a programação completa no link: https://goo.gl/fK68Yp

Evento no Facebook: https://goo.gl/D4Xe6R

Como tudo começou – A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Em Ribeirão Preto, o Pint será realizado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, Centro de Terapia Celular e Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias. Já em âmbito nacional, o festival é apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e-Science Unicamp, Elsevier, Galoá e por três Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades; e o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros.

Programação Ribeirão Preto

 # Segunda-feira, 15/05, às 19h30

Título: De onde vem a consciência?

Local: Galeria

Titulo: A Ciência do Amor: aspectos biológicos e comportamentais.

Local: Lund

Título: Feridas que não cicatrizam: do estresse precoce à depressão.

Local: Invicta

Titulo: A Sociedade da Informação nas Histórias em Quadrinhos.

Local: Cervejarium

# Terça-feira, 16/05, às 19h30

Titulo: Como a sociedade encara a ciência e o que a educação tem a ver com isso?

Local: Galeria

Titulo: Do Reclame ao Viral: o marketing em movimento.

Local: Lund

Titulo: Infecções e inflamação: de Artrite a Zika.

Local: Invicta

Titulo: Revolução das máquinas: meu aspirador pensa?

Local: Cervejarium

# Quarta-feira, 17/05, às 19h30

Titulo: Memória e Patrimônio nos tempos do capitalismo: lugares e materiais.

Local: Galeria

Titulo: Corrupto, eu?

Local: Lund

Titulo: 23 anos em 3 horas! Einstein explica.

Local: Invicta

Titulo: Ciências Forenses: a ciência ajudando a desvendar crimes

Local: Cervejarium

Endereços: Cervejarium – Av. Independência, 3248, Invicta – Av. do Café, 1365, Lund – R. José Roberto Vitorazzi, 325, Galeria – Av. Prof. João Fiúsa, 1404.

Mais informações

Site do evento: pintofscience.com.br

Evento no Facebook: https://goo.gl/D4Xe6R

Assessoria de comunicação local: Eduardo Vidal – (16) 21019350 ou (16) 981395800 e ctcusp@gmail.com

Assessoria de comunicação nacional: Denise Casatti (16) 3373.8171 e pintcomunica@gmail.com