Segunda edição do “Ciência por Elas” incentiva participação de meninas nas carreiras científicas

O Centro de Terapia Celular, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) e o Laboratório EcoHumanTox, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, promoveram entre os dias 10 e 13 de dezembro, no Espaço de Eventos do IEA-RP, a segunda edição do “Ciência por Elas”.

Inspirada no projeto “Meninas com Ciência”, do Museu Nacional, a iniciativa é voltada a alunas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto, e tem como objetivo estimular o interesse desse público pelas carreiras científicas. Professoras, pesquisadoras e alunas da USP apresentaram as pesquisas que desenvolvem, realizaram atividades práticas para interagir com as meninas e explicaram como é a profissão.

Segundo dados da ONU Mulheres e da Unesco, embora 74% das meninas tenham interesse em ciência, tecnologia e matemática, apenas 35% das alunas de ensino médio se inscrevem para cursos científicos de graduação nas universidades e somente 28% dos pesquisadores em todo mundo são mulheres. Ainda de acordo com a ONU Mulheres, se 600 milhões de meninas e mulheres tivessem acesso às áreas de ciência, tecnologia e inovação, 144 países em desenvolvimento aumentariam o PIB em 8 trilhões de dólares.

O “Ciência por Elas” teve o patrocínio da OW Interactive. A programação completa do evento está disponível neste link.