A Profa. Dra. Enilza Maria Espreafico ministra a palestra “Estudos genômicos e funcionais de potenciais RNAs longos não codificantes em melanoma e perspectivas terapêuticas”, no Seminário do Centro de Terapia Celular (CTC-USP).

O encontro será realizado no dia 26 de abril, às 9h, no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/nxhSvrMV1F4e9AXbA

Uma reportagem da Agência Fapesp, apontou que novos testes em animais e em células de melanoma em cultura mostraram que uma molécula conhecida como RMEL3, presente na maioria dos casos desse tipo agressivo de câncer de pele, tem função importante na sobrevivência e na proliferação do tumor.

Esses resultados reafirmam estudos anteriores que indicam a inibição do RMEL3 a ser testada como uma nova opção de tratamento do melanoma, uma vez que os tratamentos atuais ainda deixam a desejar devido a grande resistência da doença aos medicamentos.

Recentemente a pesquisadora publicou um artigo sobre o tema na revista Pigment Cell & Melanoma Research, que contou com o apoio do CTC-USP.

A palestrante é docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, atua no Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos, é pesquisadora associada ao INCT-Nanofarma (CNPq/FAPESP), colaboradora do CTC-USP e Membro da Sociedade Brasileira de Biologia Celular.