Hemocentro RP promove seminário online sobre a evolução genômica do SARS-CoV-2

O Hemocentro de Ribeirão Preto recebeu a Dra. Marta Giovanetti para o seminário online “The crisis at the time of coronavirus: genomic evolution of SARS-CoV-2”, no dia 05 de março. O encontro aberto foi transmitido via plataforma Zoom.

A pesquisadora, que atua no Laboratório de Referência Regional de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), se destaca com o maior número de publicações sobre COVID-19 entre os pesquisadores residentes no Brasil, e também como aquela com o maior número de citações sobre o tema até o momento.

A cientista italiana mora no Rio de Janeiro desde 2016, quando passou a trabalhar na Fiocruz, sob a orientação do doutor em Biologia Celular e Molecular Luiz Carlos Júnior Alcântara. Desde então vêm se dedicando a atividades de vigilância genômica e ao desenvolvimento de protocolos para a descoberta e monitoramento de vírus emergentes e reemergentes, incluindo o novo coronavírus.

“Estamos realizando o monitoramento genômico do novo coronavírus, em diversas regiões do Brasil, para entendermos melhor a sua dinâmica de dispersão no País, bem como as características genéticas do SARS-CoV-2, que podem ser a chave para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos, e as diferentes linhagens que estão circulando e co-circulando”, disse Giovanetti em entrevista ao portal da FAPERJ.