Por dentro da Pesquisa: “Transplante de Medula Óssea em Doenças Falciformes”

O Por dentro da Pesquisa apresenta a palestra “Transplante de Medula Óssea em Doenças Falciformes”, ministrada pela Profa. Dra. Belinda P. Simões, pesquisadora do CTC-USP e membro da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO).

A doença falciforme é um problema de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 60 mil a 100 mil brasileiros convivem com o distúrbio hereditário que provoca alteração dos glóbulos vermelhos fazendo-os ganhar a aparência de uma foice ou meia-lua, causando inflamação crônica e debilitante.

Considerado o único tratamento capaz de curar a doença, o Transplante de Medula Óssea foi incluído no rol de procedimentos cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em julho de 2015. O Centro de Terapia Celular (CTC-USP) juntamente com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) são pioneiros na realização da técnica, com alta taxa de cura.

O método consiste em destruir, com o uso de drogas quimioterápicas, a medula óssea do paciente que produz células sanguíneas defeituosas. Em seguida, são infundidas células-tronco da medula de um doador compatível para que seja criada uma fábrica de células sanguíneas sadias.

A enfermidade se manifesta nos seis primeiros meses de vida do bebê. O “teste do pezinho” é a principal forma de diagnosticá-la.

A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas, ministradas pelos nossos pesquisadores, que agregam conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, dentre outras que compõem os estudos das instituições. Os vídeos são publicados quinzenalmente, às sextas-feiras, nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP.