Por dentro da Pesquisa: “Usando a bioinformática para decodificar o câncer”

O Por dentro da Pesquisa apresenta a palestra “Usando a bioinformática para decodificar o câncer”, ministrada pela Profa. Dra. Tathiane Malta, Jovem Pesquisadora da FAPESP e coordenadora do Laboratório de Epigenômica do Câncer da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP).

A bioinformática é uma ferramenta fundamental para novas abordagens nas pesquisas e tratamentos de diferentes tipos de câncer. A área utiliza a metodologia científica integrando matemática, tecnologia computacional e biologia molecular.

O foco do grupo conduzido pela professora é entender os mecanismos moleculares envolvidos no desenvolvimento do câncer e investigar o motivo de pacientes com o mesmo diagnóstico apresentarem diferentes respostas terapêuticas. Neste contexto, a bioinformática é um recurso imprescindível para a análise de dados em larga escala.

Durante o seminário a pesquisadora também abordou como a técnica é aplicada no estudo dos gliomas, os tumores cerebrais malignos mais frequentes no Sistema Nervoso Central. O diagnóstico molecular auxilia na decisão de uma melhor estratégia terapêutica para o tratamento da doença e consequentemente impacta positivamente na sobrevida do paciente.

A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas, ministradas pelos nossos pesquisadores, que agregam conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, dentre outras que compõem os estudos das instituições.

Os vídeos são publicados quinzenalmente, às sextas-feiras, nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP.