Seminário Online do CTC aborda imunoterapia celular utilizando células T geneticamente modificadas

O Centro de Terapia Celular (CTC-USP) promoveu o primeiro Seminário Online de 2021, no dia 04 de março, no canal do YouTube da TV Hemocentro RP. O encontro foi ministrado pelo pesquisador Lucas Eduardo Botelho de Souza e teve como tema: “Imunoterapia celular anticâncer utilizando células T geneticamente modificadas”.

O campo da terapia celular está liderando uma mudança de paradigma no desenvolvimento de agentes terapêuticos. A recente convergência de vários campos, incluindo imunologia, genética e biologia sintética, agora permite a introdução de receptores artificiais e a síntese de circuitos genéticos inteiros para programar com precisão o comportamento das células administradas ao paciente.

O melhor exemplo destes “medicamentos vivos” de última geração são as células T modificadas para expressar receptores de antígenos quiméricos (CAR), que já demonstraram evidências definitivas de eficácia terapêutica contra algumas doenças hematológicas.

No seminário foram discutidos os fundamentos da imunoterapia celular utilizando células T geneticamente modificadas, os desafios a serem superados e alguns dos resultados obtidos pelo grupo de pesquisa no CTC-USP.

O biólogo Lucas de Souza possui doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e pós-doutorado pelo Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (INSERM U935, França) na área de células-tronco terapêuticas e neoplásicas. Atualmente, coordena o laboratório de Transferência Gênica do Hemocentro de Ribeirão Preto (FMRP/USP), onde desenvolve estudos básicos e aplicados em terapia gênica/celular, com foco especial em células CAR T.

Confira a apresentação abaixo.