Trabalho premiado em congresso apresenta metodologia eficaz para a produção de células CAR-T

A pesquisadora Sarah Caroline Gomes de Lima foi premiada com o “Melhor Trabalho de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular”, no tradicional Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2022).

No estudo “All-In-One Virus-Free Manufacturing Process of Allogeneic Chimeric Antigen Receptor (CAR) T Cells Using CRISPR-Cas9”, os cientistas estabeleceram uma metodologia de produção simplificada e rápida para a geração de células CAR-T, de doadores saudáveis, que pode beneficiar pacientes no tratamento do câncer.

O trabalho foi apresentado na Sessão Plenária do HEMO 2022, no dia 27/10. A reunião foi organizada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e aconteceu de 26 a 29/10, em São Paulo.

A bióloga é mestranda pelo programa de pós-graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e integra o Laboratório de Transferência Gênica do Hemocentro de Ribeirão Preto / CTC-USP, onde é orientada pelo Dr. Lucas Eduardo Botelho de Souza.

Saiba mais sobre o projeto premiado no vídeo abaixo produzido pela TV Hemocentro RP e na reportagem do Jornal SP Record.