Avanço na pesquisa com as células NK-CAR ganha reconhecimento no “Prêmio Tese Destaque USP”

O trabalho de doutorado da pesquisadora Renata Nacasaki Silvestre recebeu menção honrosa na 12ª edição do “Prêmio Tese Destaque USP”. A biomédica foi aluna do programa de pós-graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e desenvolveu a pesquisa no Hemocentro de Ribeirão Preto / CTC-USP.

A tese “Geração de células NK-CAR anti-CD19 como uma alternativa alogênica para o tratamento de neoplasias de células B” foi orientada pela Dra. Virginia Picanço e Castro, coordenadora do Laboratório de Biotecnologia do Hemocentro RP, e coorientada pela Profa. Dra. Kelen Malmegrim de Farias, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP).

A terapia celular com células NK-CAR (Natural Killer Cells) é uma abordagem inovadora, em desenvolvimento, que permite inúmeras possibilidades no campo do tratamento do câncer. O estudo apresenta avanços ligados à expansão celular em cultura e a diminuição da progressão tumoral em camundongos.

O objetivo da premiação é estimular as atividades de pesquisa dos alunos matriculados e dos professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação da USP, dentro das grandes áreas de conhecimento.

Clique aqui para ter acesso a tese. Assista também ao vídeo da TV Hemocentro sobre a pesquisa e seus resultados que geraram uma patente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do Governo Federal.