Curso de Verão em Bioinformática chega a 11ª edição

O Centro de Terapia Celular da USP promoveu o “XI Curso de Verão em Bioinformática”. As palestras foram realizadas de 29 de janeiro a 9 de fevereiro, no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e no Hemocentro RP.

A proposta desta edição foi desenvolver uma ferramenta que integre predição de alvos de miRNAs (Micro-RNAs), análise de correlação de expressão de miRNAs e seus alvos, análise de enriquecimento de vias metabólicas dos alvos e construção de redes de interação miRNAs vs alvos.

A ferramenta deve trabalhar com dados de expressão fornecidos pelo usuário e/ou obtidos automaticamente de repositórios públicos como o “The Cancer Genome Atlas” (TCGA), um projeto iniciado em 2005 para catalogar mutações genéticas responsáveis ​​pelo câncer, usando sequenciamento do genoma e bioinformática.

Os 20 estudantes selecionados também tiveram contato com um cenário real de elaboração e execução de um projeto na área.

A parte teórica do curso apresentou um problema biológico e as abordagens indicadas para estudá-lo. Já a prática, que correspondeu a maior parte do encontro, foi dedicada a investigação com métodos computacionais e experimentais.

A programação completa está no site http://lgmb.fmrp.usp.br/cvbioinfo/.

Confira todas as fotos na nossa página do Facebook!