Inovação com as células NK-CAR gera patente ao Hemocentro RP

A expansão e a modificação genética das células NK ainda são uma tarefa desafiadora, contudo pesquisas realizadas no Hemocentro de Ribeirão Preto/CTC-USP trazem novos avanços para a área. O mais recente estudo, divulgado no periódico “Frontiers in Immunology”, é tema do vídeo com a biomédica Renata Nacasaki Silvestre.

O artigo “Engineering NK-CAR.19 cells with the IL-15/IL-15Rα complex improved proliferation and anti-tumor effect in vivo”, publicado no dia 25/09, descreve avanços ligados à expansão celular em cultura e a diminuição da progressão tumoral em camundongos. O processo para chegar a estes importantes resultados gerou uma patente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do Governo Federal.

A terapia celular com células NK-CAR (Natural Killer Cells) é uma abordagem inovadora, em desenvolvimento, que permite inúmeras possibilidades no campo do tratamento do câncer. A engenharia genética mostrou resultados pré-clínicos promissores em cânceres hematológicos, tumores sólidos e infecções virais, mais eficazes e com menos efeitos colaterais que outras imunoterapias.

📺 Saiba mais no vídeo produzido pela TV Hemocentro RP.