“Inovação no combate ao câncer”: Estudo Clínico com as células CAR-T inicia nesta semana

Começa na sexta-feira (15/03), o Estudo Clínico com o uso da Terapia Celular CAR-T conduzido pelo Hemocentro de Ribeirão Preto/CTC-USP, em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), a Universidade de São Paulo e o Instituto Butantan.

Neste primeiro momento, quatro pacientes serão tratados no HCFMRP-USP e terão os dados submetidos à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para avaliação da segurança. Ao todo, 81 pacientes com leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não Hodgkin de células B participarão da iniciativa, em cinco hospitais do Estado de São Paulo.

As células serão processadas no Núcleo de Terapia Avançada (Nutera) Ribeirão Preto. A “fábrica de células”, localizada no Hemocentro RP, permite ampliar as operações, atendendo à crescente demanda e mantendo um rigoroso controle de qualidade, operando em conformidade com as Boas Práticas de Fabricação (BPF). O objetivo é desenvolver um produto nacional e disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O paciente que acredita preencher os requisitos deve conversar com o seu médico e solicitar que ele entre em contato com a equipe responsável. Saiba como no site: https://www.hemocentro.fmrp.usp.br/terapia/.

Clique aqui e confira a reportagem publicada pela Agência FAPESP. Assista abaixo ao vídeo do Dr. Diego Villa Clé, pesquisador principal do projeto, com mais detalhes.