Pesquisador do CTC-USP participa de evento internacional sobre o futuro da Terapia Celular

O Prof. Dr. Renato Cunha representou a América do Sul no simpósio online “Cellicon Valley ’21: The Future of Cell and Gene Therapies”, realizado nos dias 06 e 07 de maio. O evento internacional foi promovido pelo Penn’s Abramson Cancer Center e Children’s Hospital of Philadelphia, ambos dos Estados Unidos.

A programação completa está disponível no site: https://PennMedicine.org/cellicon21. As atividades foram destinadas a profissionais da saúde atentos aos recentes avanços em terapia celular e genética.

O pesquisador do Centro de Terapia Celular (CTC-USP) e docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) foi um dos convidados da sessão “Globalization of CAR T Cell Therapies India, Costa Rica and Brazil”, moderada pelo Prof. Dr. Bruce L. Levine, da University of Pennsylvania Perelman School of Medicine, um dos pioneiros nos estudos da área.

O encontro reuniu especialistas em células CAR T, neoplasias hematológicas e transplante de células-tronco hematopoéticas. O objetivo foi promover a discussão, avaliar as aplicações de melhores práticas, definir novas estratégias e desenvolvimentos no campo da terapia celular.

Centro de Terapia Celular da USP

O CTC-USP é a primeira instituição brasileira a desenvolver tecnologia 100% nacional para a produção de células CAR T.

O projeto, que integra os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP, é formado por pesquisadores da USP e do Hemocentro de Ribeirão Preto interessados na compreensão da biologia das células-tronco, bem como no incremento de novas técnicas para o tratamento de doenças.