Por dentro da Pesquisa: “Células-tronco de pluripotência induzida (iPSCs) e doenças dos telômeros”

O Por dentro da Pesquisa apresenta a palestra “Células-tronco de pluripotência induzida (iPSCs) e doenças dos telômeros”, ministrada pela Dra. Maria Florencia Tellechea, pesquisadora do Laboratório de Hematologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

A palestrante desenvolve projetos na área de falências medulares utilizando células iPSCs e diferenciação hematopoética para o estudo da anemia aplástica, bem como expansão ex vivo de células-tronco hematopoéticas humanas para uso terapêutico.

Durante o seminário foram abordados conceitos que integram a linha de pesquisa investigada no laboratório coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo T. Calado, chefe do Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica da FMRP-USP, diretor científico do Hemocentro de Ribeirão Preto e pesquisador principal do CTC-USP.

A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas, ministradas pelos nossos pesquisadores, que agregam conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, dentre outras que compõem os estudos das instituições.

Os vídeos são publicados quinzenalmente, às sextas-feiras, nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP.