“Por dentro da Pesquisa” discute avanços e desafios no tratamento do câncer em idosos

A oncogeriatria teve um crescimento expressivo na medicina, nas últimas décadas. Impulsionada pelo envelhecimento da população, a área busca entender como se comporta o câncer no paciente idoso e as necessidades exigidas no tratamento da doença.

O Por dentro da Pesquisa aborda este importante tema com a palestra “Oncogeriatria: assistência e pesquisa aplicada”, ministrada pela Profa. Dra. Fernanda Peria, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050, o que representará um quinto da humanidade. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que em 2016 o país tinha a quinta maior população idosa do mundo, e em 2030, o número ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.

O aumento da expectativa de vida é positivo para a sociedade, mas à medida que a população envelhece maior é a prevalência de problemas crônicos de saúde, dentre eles as neoplasias malignas. Segundo o National Institute of Health (NIH-EUA), 70% das mortes por câncer estão concentradas em pacientes acima de 65 anos.

O atendimento com enfoque oncogeriátrico tem como finalidade oferecer cuidado multidisciplinar ao idoso e definir juntamente com o paciente e a família, por meio da aplicação de uma avaliação ampla, o melhor tratamento.

Assista abaixo o encontro! Fique atento às novas edições da série. Os vídeos são publicados nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP.