Você conhece as células T gama-delta?

As células T gama-delta são o foco do novo folhetim da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto. Estas células são parte de importantes estudos na área da imunoterapia para o tratamento de doenças. No procedimento são utilizadas células de um doador saudável para tratar um paciente doente, a chamada terapia alogênica.

As autoras do material, voltado para estudantes do Ensino Básico, são as pesquisadoras Sima Ebrahimabadi e Izadora Peter Furtado, doutorandas do programa de pós-graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

As terapias alogênicas ainda apresentam fatores limitantes, pelo fato de poderem causar rejeição do organismo entre indivíduos diferentes. Porém, novas pesquisas apresentam alternativas como as ferramentas de edição gênica ou células como a T gama-delta.

A Casa da Ciência iniciou as atividades em 2001, como parte do Centro de Terapia Celular (CTC-USP), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. O projeto busca aprimorar a cultura científica nas escolas e despertar o interesse dos jovens na área de ciências por meio de discussões, experimentos e pesquisas.

Clique aqui para ler o folhetim!