Pesquisas com as células Natural Killer ganham Menção Honrosa em prêmio da USP

Dois estudos vinculados ao programa de “Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular” da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em parceria com o CTC-USP e Hemocentro RP, conquistaram Menção Honrosa na 12ª edição do Prêmio Tese Destaque USP.

Na Grande Área – Ciências da Saúde, a Dra. Renata Nacasaki Silvestre recebeu a premiação com a tese: “Geração de células NK-CAR anti-CD19 como uma alternativa alogênica para o tratamento de neoplasias de células B”, orientada pela Dra. Virgínia Picanço e Castro e coorientada pela Profa. Dra. Kelen Malmegrim de Farias.

Já na Grande Área – Inovação, a Dra. Amanda Fernandes de Oliveira Costa foi homenageada com a tese: “Caracterização fenotípica e funcional de células natural killer no diagnóstico e avaliação pós-tratamento de leucemia mieloide aguda”, orientada pela Profa. Dra. Lorena Lôbo de Figueiredo Pontes.

A terapia celular com as células NK (Natural Killer Cells) é uma abordagem inovadora, em desenvolvimento, que permite inúmeras possibilidades no campo do tratamento do câncer.

O objetivo da iniciativa é estimular as atividades de pesquisa dos alunos matriculados e dos professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação da USP, dentro das grandes áreas de conhecimento. A cerimônia de premiação será realizada no dia 14/12, às 9h, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, em São Paulo.