A atuação dos pós-graduandos na Casa da Ciência é tema do Seminário do CTC

“Casa da Ciência: cientistas em formação” foi o assunto do último Seminário do Centro de Terapia Celular (CTC-USP). A apresentação foi ministrada pela Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri, no dia 09 de novembro, no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto.

O objetivo do encontro foi apresentar e discutir a atuação dos pós-graduandos como orientadores no “Pequeno Cientista”, de 2012 a 2018.

Nesta atividade os pesquisadores desenvolvem um projeto de investigação/ensino orientando grupos de alunos do Ensino Básico, de Ribeirão Preto e região. As reuniões têm uma hora de duração, dez encontros semanais, e são desenvolvidas durante um semestre nas dependências do Hemocentro RP e em alguns laboratórios do Campus da USP de Ribeirão Preto.

Os dados são avaliados semanalmente durante o processo de orientação e ao final os resultados são apresentados no “Mural”, um evento que funciona nos moldes de um congresso científico.

Histórico

A Casa da Ciência iniciou as atividades em 2001, como parte do projeto CTC-USP, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiados pela FAPESP.

A Casa tem como princípio promover o contato de jovens com pesquisadores no ambiente de pesquisa, fortalecer a Iniciação Científica, apoiar atividades em escolas com professores parceiros, instituir formas de registro do processo, avaliar e divulgar textos e demais materiais produzidos no site e redes sociais.

Acesse o site www.casadaciencia.com.br e conheça todas as iniciativas do projeto.