Curso de verão em Bioinformática chega a 12ª edição

O Centro de Terapia Celular da USP promoveu o “XII Curso de Verão em Bioinformática”. As palestras foram realizadas no Hemocentro de Ribeirão Preto, de 28/01 a 08/02.
 
A proposta desta edição foi explorar a integração de ferramentas in silico para predizer as funções regulatórias e não-regulatórias dos RNAs longos não codificantes (lncRNAs), uma classe com mais de 200 nucleotídeos que não codificam proteínas.
 
Estudos recentes demonstraram que essas moléculas executam papéis importantes na biologia do câncer, e seus níveis de expressão podem estar associados à metástase, prognóstico e recorrência da doença.
 
Os lncRNAs podem exercer relações regulatórias e não-regulatórias que abrangem uma diversidade de mecanismos funcionais envolvidos em processos epigenéticos, transcricionais ou pós-transcricionais complexos, muitos dos quais empregam capacidade dos lncRNAs de se ligarem de uma maneira específica à sequências de DNA, RNA ou proteína.
 
Os dados de RNA-Seq podem ser utilizados na compreensão dos processos biológicos e essa informação de expressão global fornece um recurso rico para identificar potenciais relações regulatórias ao nível de RNA.
 
O curso foi dividido em duas partes, uma Teórica Introdutória, com o objetivo de apresentar um problema biológico e as abordagens de Bioinformática que podem ser utilizadas para estudá-lo, e outra Prática, dedicada a investigação através de pesquisas computacionais e experimentais.
 
Os estudantes selecionados tiveram contato com um cenário real de elaboração e execução de um projeto na área, promovendo uma discussão multidisciplinar para resolução dos desafios apresentados.
 
Confira a programação no site http://lgmb.fmrp.usp.br/cvbioinfo/.