O pesquisador Lucas Coelho Marliere Arruda recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2018, da área de Ciências Biológicas III, em publicação divulgada no dia 01 de outubro pela instituição.
O trabalho “Estudo dos mecanismos imunológicos do transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas em pacientes com esclerose sistêmica”, realizado no âmbito do Centro de Terapia Celular da USP, é fruto da tese de doutorado defendida por Arruda em 2017.
A tese foi orientada pela Profa. Dra. Maria Carolina de Oliveira Rodrigues e coorientada pela Profa. Dra. Kelen Cristina Ribeiro Malmegrim de Farias, no Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
A premiação será realizada no dia 13 de dezembro, em Brasília, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados – ASCADE, às 17 horas.
O estudo resultou no artigo “Immune rebound associates with a favorable clinical response to autologous HSCT in systemic sclerosis patients”, publicado em janeiro deste ano pelo periódico científico Blood Advances, da American Society of Hematology, a maior revista de hematologia do mundo.
A pesquisa consolida o transplante autólogo de células-tronco como alternativa eficaz para o tratamento da esclerose sistêmica.
O trabalho, apoiado pela FAPESP, foi conduzido com a colaboração de pesquisadores da FMRP-USP, do Hemocentro de Ribeirão Preto e da Universidade Paris Diderot, Sorbonne Paris Cité, da França.
A esclerose sistêmica é uma doença autoimune reumática crônica do tecido conjuntivo, caracterizada por lesões microvasculares associadas a diferentes graus de fibrose da pele e dos órgãos internos. As causas permanecem ainda desconhecidas, por isso, os tratamentos disponíveis possuem uma eficácia limitada no controle da progressão da doença e os pacientes sofrem com problemas de falta de ar, dores pelo corpo, manchas e dificuldade de locomoção, levando muitos doentes a deixarem seus trabalhos e o convívio familiar.
Saiba mais sobre a pesquisa no link: https://goo.gl/Dx5Tz6
O artigo completo está disponível no link: http://www.bloodadvances.org/content/2/2/126