Estudo conduzido no CTC recebe Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2018

O pesquisador Lucas Coelho Marliere Arruda recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2018, da área de Ciências Biológicas III, em publicação divulgada no dia 01 de outubro pela instituição.

Dr. Lucas Arruda
Dr. Lucas Arruda

O trabalho “Estudo dos mecanismos imunológicos do transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas em pacientes com esclerose sistêmica”, realizado no âmbito do Centro de Terapia Celular da USP, é fruto da tese de doutorado defendida por Arruda em 2017.

A tese foi orientada pela Profa. Dra. Maria Carolina de Oliveira Rodrigues e coorientada pela Profa. Dra. Kelen Cristina Ribeiro Malmegrim de Farias, no Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A premiação será realizada no dia 13 de dezembro, em Brasília, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados – ASCADE, às 17 horas.

O estudo resultou no artigo “Immune rebound associates with a favorable clinical response to autologous HSCT in systemic sclerosis patients”, publicado em janeiro deste ano pelo periódico científico Blood Advances, da American Society of Hematology, a maior revista de hematologia do mundo.

A pesquisa consolida o transplante autólogo de células-tronco como alternativa eficaz para o tratamento da esclerose sistêmica.

O trabalho, apoiado pela FAPESP, foi conduzido com a colaboração de pesquisadores da FMRP-USP, do Hemocentro de Ribeirão Preto e da Universidade Paris Diderot, Sorbonne Paris Cité, da França.

A esclerose sistêmica é uma doença autoimune reumática crônica do tecido conjuntivo, caracterizada por lesões microvasculares associadas a diferentes graus de fibrose da pele e dos órgãos internos. As causas permanecem ainda desconhecidas, por isso, os tratamentos disponíveis possuem uma eficácia limitada no controle da progressão da doença e os pacientes sofrem com problemas de falta de ar, dores pelo corpo, manchas e dificuldade de locomoção, levando muitos doentes a deixarem seus trabalhos e o convívio familiar.

Saiba mais sobre a pesquisa no link: https://goo.gl/Dx5Tz6

O artigo completo está disponível no link: http://www.bloodadvances.org/content/2/2/126