Pesquisadoras do CTC publicam livro internacional sobre a produção de Células CAR T

As pesquisadoras Kamilla Swiech, Kelen Malmegrim e Virgínia Picanço-Castro, que atuam no Centro de Terapia Celular (CTC-USP), publicaram o livro: “Chimeric Antigen Receptor T Cells – Development and Production”, pela editora científica Springer Nature.

A obra apresenta métodos e conhecimento prático fornecidos por especialistas que trabalham no design, produção de vetores, geração, fabricação, caracterização e controle de qualidade das células CAR T (Chimeric Antigen Receptor T Cell).

As células CAR T são células produzidas em laboratório derivadas das células mais importantes do nosso sistema de defesa, as células T. Em seu estado natural, as células T, que nos protege contra infecções e tumores, podem perder a capacidade de “enxergar” as células do câncer. Assim, o processo de produção das células CAR T busca modificar as células T para que elas possam readquirir a capacidade de “enxergar” células específicas do câncer e destruí-las, tais como as células das leucemias e dos linfomas.

Os capítulos também incluem listas de materiais e reagentes necessários, protocolos de laboratório passo a passo, prontamente reproduzíveis, e dicas de como solucionar possíveis problemas e evitar armadilhas.

O livro está disponível para compra no site: https://bit.ly/36atFNw.