Por dentro da Pesquisa: “Medicina de Precisão em Oncologia”

O Por dentro da Pesquisa apresenta a palestra “Medicina de Precisão em Oncologia”, ministrada pelo Prof. Dr. Leandro M. Colli, coordenador do Laboratório de Oncologia do Hemocentro de Ribeirão Preto.

Os métodos de prevenção ao câncer são realizados praticamente do mesmo modo para diferentes tipos tumorais. Assim, pessoas com maior risco de desenvolverem a doença podem não estar recebendo todo investimento em prevenção necessário.

Uma das maneiras propostas pelos pesquisadores para modificar esse cenário é o uso da soma dos fatores hereditários (chamado de escore poligênico). O uso desses escores faz parte de um ramo de medicina ainda pouco explorado: a prevenção de precisão.

No futuro, esses escores permitirão identificar quem são as pessoas que necessitam de rastreamento mais intenso, o que terá grande impacto na racionalização dos recursos de saúde tanto públicos como privados.

A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas, ministradas pelos nossos pesquisadores, que agregam conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, dentre outras que compõem os estudos das instituições.

Os vídeos são publicados quinzenalmente, às sextas-feiras, nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do YouTube do Hemocentro RP.