Projeto de extensão voltado ao ensino do câncer, realizado na Casa da Ciência, ganha artigo publicado em revista universitária

A última edição da revista “Interagir: pensando a extensão”, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), traz um artigo que conta a experiência de um trabalho de orientação, com alunos do ensino básico, realizado na Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto.

O trabalho “Relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para a formação docente contemporânea”, tem como autores os pós-graduandos e pesquisadores Pablo Ferreira das Chagas e Luciana Chain Veronez, membros do Laboratório de Pediatria, seção Biologia Molecular, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

O relato traz uma análise sobre a didática na relação professor-aluno, frente a uma proposta de extensão voltada ao ensino do câncer. O projeto “Você sabe o que é câncer?” foi realizado presencialmente no primeiro semestre de 2019, durante o programa Pequeno Cientista.

Ao todo, foram realizados 12 encontros, um por semana, com duração de uma hora cada, com 18 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de Ribeirão Preto e região. Nas reuniões diversos assuntos da área foram abordados, dentre eles: contextualização sobre a história da genética e estrutura genômica; composição tridimensional do DNA e extração de DNA de célula vegetal; discussão sobre câncer, tipos de tumores e o mecanismo de carcinogênese; introdução a conceitos básicos de Imunologia e resposta imune a tumores.

Os resultados destas atividades foram apresentados pelos alunos no 29º Mural da Casa da Ciência, evento que funciona nos moldes de um congresso científico, onde os estudantes trocam conhecimentos entre si, expõem os trabalhos para o público em geral e são avaliados por pesquisadores convidados.

O artigo está disponível no link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/view/56954/39712

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto teve início em 2001 como parte do programa educacional do CTC-USP, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. O objetivo do programa é aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino e apoiá-los.