Curso de Verão em Bioinformática chega a 13ª edição

O Centro de Terapia Celular da USP promove o “XIII Curso de Verão em Bioinformática”. As palestras serão realizadas no Hemocentro de Ribeirão Preto, de 27/01 a 07/02.

Este ano o curso tem como tema “Metagenômica: uma abordagem computacional na análise de microbioma”.

Os equipamentos e as aplicações da metagenômica evoluíram drasticamente desde que o termo foi utilizado pela primeira vez no meio científico. A metagenômica surgiu para identificar comunidades microbianas ambientais por técnicas de sequenciamento do tipo shotgun ou sequenciamento de última geração.

Ao longo do tempo, a metagenômica ambiental deu espaço para a utilização da metagenômica clínica, principalmente na caracterização de vírus, bactérias e fungos. No Brasil, a análise do viroma e microbioma na área da saúde está em plena ascensão, devido a quantidade de organismos que podem ser caracterizados diante de apenas uma amostra, podendo estes serem benéficos ou prejudiciais à saúde do hospedeiro.

Dentre os maiores desafios, destaca-se a complexidade da análise de bioinformática, o que torna o profissional capacitado nesta área ser altamente requisitado tanto na academia como em empresas.

O curso tem como objetivo principal apresentar um cenário real de elaboração e execução de um projeto em Bioinformática para alunos de graduação e/ou pós-graduação, bem como as ferramentas desenvolvidas para tratar as questões biológicas relacionadas ao tema.

Confira a programação completa no site http://lgmb.fmrp.usp.br/cvbioinfo/.