Seminário Online do CTC apresenta os avanços nas pesquisas com assinaturas moleculares proteicas em modelos de câncer

O Centro de Terapia Celular (CTC-USP) promoveu o 3º Seminário Online, transmitido pelo canal do YouTube da TV Hemocentro RP, no dia 6 de maio. O encontro, ministrado pelo Prof. Dr. Vitor Faça, teve como tema: “Descobrimento e Aplicações das assinaturas moleculares proteicas em modelos de câncer”.

O proteôma é um sistema multidimensional e altamente dinâmico, no qual cada proteína apresenta várias propriedades interconectadas, que conjuntamente representam o fenótipo de uma célula ou organismo. Com os avanços em espectrometria de massas voltada ao estudo de proteômas, várias medidas de abundância, localização celular, síntese/degradação, modificações pós-traducionais, etc. começam a ser analisadas de maneira integrada, permitindo uma melhor compreensão de processos fisiológicos e celulares.

O palestrante é docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e pesquisador principal do CTC-USP. Atualmente, se dedica às aplicações clínicas da proteômica no câncer e na avaliação de alterações proteicas durante o processo de Transição Epitélio-Mesenquimal e progressão tumoral.

Assista abaixo o seminário completo. Aproveite e adicione a nossa agenda de eventos clicando aqui!